24.3 C
Manaus
terça-feira, abril 22, 2025
Publicidade
InicioAgenda CulturalExposição inédita sobre as lendárias guerreiras Amazonas, na Casa das Artes

Compartilhar

Exposição inédita sobre as lendárias guerreiras Amazonas, na Casa das Artes

Projeto “As Amazonas – A Lenda Fotografada”, de Tácio Melo, será lançado hoje

Inspirado no imaginário popular e nas descrições do frei espanhol Gaspar de Carvajal, o fotográfo Tácio Melo irá realizar hoje, às 18h, o lançamento da exposição fotográfica “As Amazonas – A Lenda Fotografada”. O projeto inédito, que terá como palco a Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, bairro Centro, zona sul de Manaus, vem para representar as lendárias guerreiras, em um total de 12 obras.

Fotos: Tácio Melo

A realização do projeto se deu após contemplação no edital Prêmio Feliciano Lana, que fez parte da Lei Adir Blanc (Lei nº 14.017/2020), operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para exposição no formato digital. Com a reabertura dos espaços culturais, a visitação será feita em espaço físico, de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e seguirá as medidas de segurança contra a Covid-19.

De acordo com Tácio Melo, a ideia de representar as lendárias Amazonas surgiu do fascínio pelas histórias do imaginário popular. “Nosso Estado possui tantas histórias, mas muitas delas são esquecidas ou passam despercebidas. É aí que surge, pelo menos em mim, a necessidade de contá-las. Sempre me encantei pela forma com que as Amazonas foram descritas e senti que eternizar esse momento através da fotografia seria uma forma de contribuir para que outras pessoas também pudessem conhecê-las”, destacou.

Para realizar o projeto, que contou com a curadoria de Selma Carvalho, quatro mulheres foram cuidadosamente escolhidas para “dar vida” às personagens, entre elas a atriz, performer e professora de artes, Acácia Mié. A artista, que possui descendência ticuna, falou da importância de desenvolver um trabalho como esse.

“É de muito valor cultural contar essa história lendária, cheia de mistérios e signos, de mulheres heroínas e guerreiras que fortalecem a nossa identidade amazônica. A minha inspiração para atuar veio da minha natureza de mulher do Amazonas, em conexão com a floresta, com os animais, as águas e com a força da energia que herdamos de nossos antepassados indígenas”, ressaltou a atriz.

O trabalho inédito servirá para o aprofundamento histórico e cultural do público amazonense e visitantes, em todos os sentidos.

Referências – Nas descrições de Frei Gaspar de Carvajal, as Amazonas eram brancas, altas, tinham longos cabelos trançados e enrolados na cabeça, eram muito robustas e andavam nuas, com as partes íntimas cobertas, lutando com a mesma força que a de dez homens. Já no imaginário popular, elas eram guerreiras indígenas, fortes, e andavam sempre à cavalos, como ilustra a pintura ‘’Fantasia das Amazonas’’, de Roland Stevenson, e “Imortalidade”, de Branco e Silva, que foram usadas como referência para esta produção.

Nesse sentido, as fotos foram feitas de modo a preservar as características de identidade de ambas as referências. Os cenários exaltam as florestas, os animais, as expressões e a força que estas guerreiras sempre imprimiram.

Perfil – Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais e Gestão Cultural pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto (SP), Tácio Melo é natural de Manaus e sempre foi apaixonado por expressões artísticas. Além de cobrir temas gerais, o artista trabalha com fotografias, desenhos, pinturas e com a escrita, por acreditar que essas são as melhores formas de eternizar momentos e histórias.

Serviço:
Lançamento da exposição fotográfica “As Amazonas”, de Tácio Melo
Quando: Sexta-feira, 08 de outubro, às 18h (horário de Manaus)
Onde: Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, bairro Centro, zona sul de Manaus
Mais informações: @fototacio

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...