A escola de samba Reino Unido da Liberdade, que negou a cessão de sua quadra ao governador Wilson Lima, quando este celebrou sua filiação ao União Brasil, em março, cederá o espaço neste sábado (7) para que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) realize o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O evento está marcado para as 9 horas no Terreirão do Samba Mãe Zulmira, no Morro da Liberdade, com a presença dos presidentes nacionais do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire. Será praticamente a pá de cal nas pretensões de outros filiados dos dois partidos que pretendiam disputar o mesmo cargo, a exemplo do senador Plínio Valério (PSDB).
O grupo do governador chegou a anunciar em março a festa de filiação na quadra da Reino Unido, mas os sócios da escola se reuniram e vetaram a cessão do espaço, que havia sido negociada com a diretoria. O evento passou então para a escola de samba rival, a Aparecida, no bairro de mesmo nome.
Todas as escolas de samba de Manaus têm algum tipo de envolvimento com o meio político. A Reino Unido, nascida na virada dos anos 70 para os 80, como bloco de Carnaval, foi por muito tempo a principal base política do atual deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade), que foi um dos fundadores e um dos primeiros presidentes. Nos últimos anos, entretanto, políticos como o próprio Amazonino e o prefeito David Almeida (Avante) passaram a ter mais influência sobre a agremiação.
No caso de Amazonino, foi ele quem bancou a conclusão do Terreirão, quando de sua última passagem pelo Governo. E o fez por influência de um velho amigo e diretor da escola de samba, João Thomé Mestrinho.
Já David tem influência por conta de ter sido criado no Morro da Liberdade, junto com alguns dos principais nomes da escola. Ele não frequenta o Terreirão por ser adventista, mas mantém excelente relacionamento com a agremiação.
Foi a gratidão a Amazonino pela conclusão da obra que influenciou para que os sócios decidissem não ceder a quadra a Wilson e é também este sentimento que agora os impulsiona a abrigar a festa de lançamento da pré-campanha do ex-governador.
Com informações do Blog do Hiel