A Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, divulgou nesta quinta-feira, 19, a expansão da aplicação das políticas de transparência em anúncios sobre temas sociais no Brasil. A medida vai começar a valer a partir do final de junho, dois meses antes das eleições no país.
Segundo a empresa, “anunciantes que optarem por veicular anúncios sobre temas sociais precisarão passar por um processo de autorização e aplicar um rótulo que indica quem está pagando por aquele anúncio, com o objetivo de trazer ainda mais transparência e autenticidade para esses conteúdos”.
A Meta considera anúncios sobre temas sociais as peças que buscam influenciar a opinião pública por meio de discussões, debates ou argumentos a favor ou contra temas de interesse comum como Direitos Civis e Sociais, Imigração, Valores Políticos e Governança, Crime, Economia, Segurança e Política Externa, Política Ambiental, Armas, Saúde e Educação.
Qualquer anúncio sobre temas sociais, sobre política e eleições no Facebook e Instagram que não tiver um dos rótulos poderá ser removido da plataforma e arquivado na Biblioteca de Anúncios.