Caso a Seleção derrote o rival sul-americano, hoje (14) à noite, na Arena da Amazônia, garantirá extraoficialmente a vaga para o Mundial do Catar de 2022
Depois de vencer a Venezuela fora de casa por 3 a 1, e de empatar em 0 a 0 com a Colômbia também no campo do adversário, desta vez o Brasil vai jogar diante da sua torcida. Em Manaus, na Arena da Amazônia, contra o Uruguai, o time do técnico Tite jogará para cerca de 14 mil torcedores. O clássico sul-americano, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, está marcado para as 20h30 (de Manaus).
Seja lá o que acontecer ao final do duelo diante do Uruguai, o Brasil não estará classificado ao Mundial. Porém, o resultado do confronto na capital do Amazonas pode representar, extraoficialmente, a confirmação da vaga. Se vencer, a Seleção chegará a 31 pontos. Nunca uma equipe que tenha somado ao menos 30 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas ficou de fora de uma edição da Copa do Mundo.
Para o confronto diante dos uruguaios, o técnico Tite esboçou diversas mudanças em relação ao time que começou a partida contra a Colômbia, no último domingo (10), quando a Seleção Brasileira perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar por 0 a 0. O técnico testou a movimentação de duas formações com dez jogadores de linha cada.
Se mantiver essa tendência de distribuição, o time titular teria cinco alterações. Primeiro sairiam os defensores Danilo, Marquinhos e Éder Militão [que é ausência certa por conta de uma lesão na coxa direita], substituídos por Emerson Royal, Thiago Silva e Lucas Veríssimo. No gol Alisson daria lugar a Ederson. Enquanto no ataque Gabigol perderia a vaga para Raphinha.
O jogador do Leeds, por sinal, foi um dos destaques da equipe nas duas últimas apresentações, diante de Venezuela e Colômbia. Ele tem agradado o técnico Tite, que procura pelos melhores parceiros para Neymar.
Cobrança no Uruguai
Pelo lado do Uruguai, o momento é de cobrança, já que a equipe teve atuação irreconhecível na derrota por 3 a 0 para a Argentina, também no último domingo. Atualmente, a Celeste é a quarta colocada nas Eliminatórias, posição que asseguraria a última das quatro vagas diretas do continente para a Copa de 2022. No entanto, com 16 pontos em 11 jogos, e aproveitamento abaixo de 50% na competição, as performances uruguaias não têm gerado confiança nos torcedores.
Para o duelo com o Brasil, Óscar Tabárez deve promover o retorno do astro Edinson Cavani à equipe titular, para retomar a dupla com Luis Suárez. Por outro lado, ele não contará mais uma vez com Giorgian De Arrascaeta. O jogador do Flamengo se lesionou na partida contra a Colômbia, na última quinta-feira (7).
No primeiro turno, o Brasil foi até Montevidéu e venceu o Uruguai por 2 a 0, gols de Arthur e Richarlison.
Com informações da Agência Brasil e da assessoria da CBF