Dados do Google apontam que só em 2021 mais de 3 mil buscas foram relacionadas a pele madura. O processo de envelhecimento está ligado a baixa produção de colágeno, que diminui naturalmente com o passar dos anos, mas os cuidados essenciais para garantir a “melhor fase da vida”, como dita por muitos, pode ser agregada a práticas de autocuidado com a pele.
Mundialmente o mercado dos cosméticos disponibiliza todos os anos novos produtos que auxiliam no processo de prevenção do envelhecimento da pele. Conforme a Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
Mas alguns hábitos diários podem ser cruciais para a prevenção do envelhecimento precoce, por exemplo. Segundo a especialista Adrielle Cazotti, Consultora Comercial Pleno, fisioterapeuta e Dermatofuncional da HTM Eletrônica, os bons hábitos podem contribuir como uma saída contra os sinais com o passar do tempo. “Uma rotina de cuidados completa, tendo os recursos estéticos como aliados, garante saúde e contribui com a melhora do aspecto da pele”, explica.
Confira 5 hábitos listados pela especialista para ter uma pele mais saudável e jovem divulgados no Segs:
Proteja a sua pele do sol todos os dias, mesmo em dias de frio ou chuva, com um filtro solar com FPS 30 ou superior. A radiação UVA penetra mais profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Assim como a higienização e a tonificação da pele, ele também deve ser um hábito diário. Escolher o produto certo é importantíssimo para evitar problemas como espinhas, cravos e o ressecamento. Lembrando que o protetor somente não é usado durante exposição para síntese de vitamina D.
As características do pescoço e colo são diferentes das demais áreas do corpo. A densidade da pele desta região é mais fina, apresenta a existência de poucas glândulas sebáceas e sofre ainda mais com o ressecamento. A flacidez apresentada também é mais perceptível, pois a quantidade de fibras de colágeno é reduzida. Por isso, hidrate também – e principalmente – estas regiões para minimizar os efeitos visíveis do envelhecimento.
3. Não sabe qual é o seu tipo de pele?
Descobrir o seu tipo de pele ajuda na escolha certa de um tratamento estético, por exemplo. Além disso, a escolha de um produto errado faz com que os ativos trabalhem de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas inadequadas. A escolha do cosmético ideal para o seu tipo de pele visa tratar adequadamente e potencializar os resultados, mediante as características de cada pele.
4. Ingestão de colágeno e antioxidantes
Uma alimentação saudável e rica em antioxidantes protege a pele de agressores externos como poluição e radiação, além de neutralizar os radicais livres. Alguns alimentos como cenoura, chá-verde, frutas cítricas, linhaça e suco de uva integral são antioxidantes e devem sempre compor o cardápio. Já para minimizar a flacidez do rosto e do corpo, é importante consumir alimentos que contenham proteína, como carnes, ovos, leite e grãos.
5. Pesquise tratamentos ideais
Tratamentos estéticos alinhados aos cuidados diários potencializam os cuidados e o rejuvenescimento da pele. A especialista Adrielle Cazotti indica um equipamento de luz intensa pulsada, Light Pulse, que possui um tratamento específico para o rejuvenescimento. “Essa tecnologia favorece a síntese de colágeno, como também atua na despigmentação das manchas da pele, em especial as manchas senis. Além disso, também trata aqueles vasinhos que costumam aparecer próximo do nariz e na bochecha”, explica. Outro equipamento para tratamento da pele é o de radiofrequência Límine e Effect que estimulam a produção de um novo colágeno.