Depois de quase um século de muita troca de tiro, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) estão no mesmo palanque, graças à aliança dos dois com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É uma relação que está longe de ser aquela que existiu até 2010, quando disputaram juntos a última eleição. Quem frequenta os bastidores da coligação define a situação como “desconfiança mútua”.
Omar foi vice-governador de Eduardo entre 2003 e 2010, quando este último renunciou para concorrer ao Senado. Neste último ano os dois foram eleitos com votações expressivas. Ainda subiram no mesmo palanque dois anos depois, apoiando a então senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) na eleição para prefeita de Manaus, que ela perdeu. Desde então os caminhos dos políticos se desconectaram e eles passaram a travar uma guerra sem trégua.
A relação melhorou nos últimos dois anos, mas não a ponto de serem considerados aliados. Apenas agora, por uma questão de conveniência de ambos, eles voltaram a montar um palanque único.
Não será fácil para nenhum dos dois a vitória nesta eleição, ainda mais porque haverá sempre a desconfiança de ambos em relação a possíveis “pernadas”. Até bem pouco tempo atrás Omar mantinha uma relação estreita com o governador Wilson Lima (União Brasil). Já Eduardo cortajeva Amazonino Mendes (Cidadania), hoje desafeto do candidato a senador do PSD.