Depois de errar feio no primeiro turno, quando apontou Amazonino Mendes (Cidadania) com mais de 25% dos votos a três dias da eleição – ele terminou com 18% -, a Pontual Pesquisas correu para ser a primeira a divulgar pesquisa no segundo turno, apontando larga vantagem do governador Wilson Lima (União Brasil) sobre Eduardo Braga (MDB) – 58% a 42%. Detalhe: a empresa é a mesma que administra o site O Poder, que defende intransigentemente o Governo.
O site chegou a condenar Eduardo Braga por usar seus números na última pesquisa do primeiro turno para dizer que estava no segundo turno. E o candidato tinha razão porque teve acesso a outros levantamentos mais sérios que o colocavam em posição ascendente, contra a queda do ex-governador Amazonino Mendes.
O levantamento divulgado hoje pela Pontual interessa tanto ao Governo que os sites governistas estão publicando exatamente o mesmo texto, distribuído pela assessoria de Wilson Lima.
Os institutos de pesquisa em todo país estão sob fogo cerrado do eleitorado por causa dos erros que cometeram no primeiro turno. No Amazonas não é diferente. Pesquisas como a da Pontual ajudaram a impulsionar a candidatura do governador Wilson Lima, o mais rejeitado entre todos os candidatos.