Reeleito Senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD) é um nome forte para assumir um dos ministérios do governo de Lula (PT). As informações são de pessoas próximas ao senador e também de apoiadores do presidente eleito e estão circulando por sites da capital amazonense.
Omar foi um atuante crítico do atual governo e se destacou presidindo a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Omar é cotado mas informações iniciais não abordam qual pasta ele seria gestor. A proximidade com Lula e a liderança no Amazonas durante o período eleitoral podem ser importantes para a escolha do senador.
Além Omar, o nome de Marcelo Ramos (PSD) é um outro nome destacado como possível futuro ministro de Lula. Ramos, apesar de ter sido um atuante crítico do Bolsonaro, não conseguiu se reeleger como Deputado Federal pelo Amazonas e vai ficar fora da Câmara Federal a partir de 2023. Marcelo Ramos apoiou Lula no segundo turno das eleições de 2022, e participou da festa da vitória que aconteceu em São Paulo, no último domingo (30/10).
Nos governos anteriores do PT, outros políticos do Amazonas foram ministros, Alfredo Nascimento (PL), comandou o Ministério dos Transportes em duas ocasiões e Eduardo Braga (MDB) o Ministério de Minas e Energia.