Recentemente, Mariusz Grzegorz, morador da cidade de Garj, na Polônia, teve uma atitude inesperada e diferente de seus vizinhos. Isso porque ele não sentiu medo do grande cachorro-lobo que aparecia nas redondezas da cidade.
O animal selvagem de grande porte assustava os moradores da região e ninguém ousava se aproximar, até que Mariusz mudou essa realidade. De acordo com ele, Haroti, nome dado ao bicho, aparentava estar mais amedrontado com a vizinhança do que o contrário.
“Ele estava precisando de ajuda”, disse Mariusz.
Mariusz passou semanas visitando a floresta para conquistar a confiança e o afeto do lobo, o que não foi fácil, de acordo com Mariusz, pois tudo indicava que no passado ele havia passado por situações traumáticas com humanos.
Porém, ele insistiu e aos poucos o animal foi se aproximando.
“Ele não era uma ameaça para ninguém. Quando comecei a me aproximar dele, percebi que ele tinha pavor de pessoas. Ele não conseguia nem fazer contato visual e tremia de terror absoluto quando me aproximava demais. Foi de partir o coração. Mas ele nunca fugiu, o que me fez pensar que ele estava interessado e queria ajuda. Então eu fiquei e continuei voltando. Eu nunca iria deixá-lo lá fora.”
Então, o próximo passo foi a ida até um veterinário. Em seguida, Mariusz o levou para sua casa. Não demorou para ele se familiarizar com os membros e os bichinhos de estimação da família.
“Chego em casa do trabalho e lá está ele”, diz Mariusz. “Aconchegado no sofá com os gatos e nosso outro cachorro. Ele parece tão feliz e contente.”