Nessa terça-feira (27/12), o governador Wilson Lima, fez um balanço de seu primeiro mandato e os planos para o novo governo.
De acordo com ele, a partir de 2023, o Amazonas terá novos secretários, mas o anúncio dos nomes depende do diálogo com alianças partidárias.
“A gente está discutindo e fazendo essa composição. Entendo que vou honrar os compromissos até dia 31 de dezembro e a partir do dia 1º de janeiro já é outro mandato. A gente não pode mexer, e eu não vou mexer naquelas pastas que estão dando certo, mas a gente criou um arco de aliança, de composição partidária que me ajudou até aqui. E é com esse grupo que a gente vai construir os próximos quatro anos. Estamos conversando com todo mundo e vamos fazer essas composições”, disse.
Além disso, o governador afirmou que um possível encontro com o presidente eleito Lula, também faz parte de sua agenda de 2023.
Avaliação de 2022
Na avaliação dos trabalhos de 2022, Lima destacou a redução do desemprego no Estado e aumento do Prato Cidadão.
“Iremos construir mais 40 restaurantes do Prato Cidadão”, anunciou.
Relação com Lula
Apoiador de Jair Bolsonaro na última eleição, Wilson Lima afirmou que pretende tratar de assuntos vitais do Amazonas com Lula, como a Zona Franca e as questões ambientais.
“O Estado do Amazonas não pode prescindir dessa relação com Brasília, por conta de questões sensíveis que temos aqui, como BR-319, Zona Franca de Manaus, questões ambientais e de fronteira, e outras pautas importante para o Estado. Ainda não conversei com o presidente eleito, mas em algum momento isso deve acontecer. Antes de questão partidária e ideológica, eu sou governador do Amazonas”, declarou.