Nessa quarta-feira (11/01), cientistas e pesquisadores da Agência Espacial Americana (Nasa) confirmaram a descoberta de um planeta que orbita outra estrela, ou seja, um exoplaneta.
A descoberta foi possível através do Telescópio Espacial James Webb.
O novo planeta, classificado como LHS 475 b, possui praticamente o mesmo tamanho da Terra (a semelhança chega a 99% do diâmetro).
A equipe responsável por identificar o exoplaneta pertence ao Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland.
De acordo com os cientistas, o LHS 475 b está a “apenas” 41 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Octans.
Os pesquisadores observaram esse alvo que um dispositivo do James Webb, o espectrógrafo de infravermelho, capturou o planeta com clareza, com apenas duas observações de trânsito.
“Estes primeiros resultados observacionais de um planeta rochoso do tamanho da Terra abrem as portas para muitas possibilidades futuras para estudar atmosferas de planetas rochosos com Webb”, concordou Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na sede da Nasa em Washington.
“[O telescópio] Webb está nos aproximando cada vez mais de uma nova compreensão de mundos semelhantes à Terra fora do nosso sistema solar, e a missão está apenas começando”, acrescentou.