Nesta quarta-feira (18/01), o ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, morreu durante a queda de um helicóptero, em Brovary, nos arredores da capital, Kiev. Além dele, o vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych morreram. Crianças também estão entre as vítimas.
Segundo autoridades, nove pessoas a bordo da aeronave e seis no solo, incluindo três crianças, morreram quando o helicóptero Super Puma de fabricação francesa caiu em uma área residencial no subúrbio na periferia leste da capital. Anteriormente, as autoridades haviam informado um número inicial de 18 mortos.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, chamou o acidente de uma tragédia terrível, dizendo que o número total de vítimas ainda está sendo determinado, e ordenou uma investigação.
“Até este minuto, três crianças morreram. A dor é indescritível”, afirmou em um comunicado.
No local, os destroços estavam espalhados por um playground lamacento e equipes de emergência eram vistas em uma frota de ambulâncias.
Em um pátio estavam vários corpos vestindo uniformes azuis do Ministério do Interior e botas pretas, visíveis sob os cobertores de alumínio enrolados sobre eles. Um grande pedaço da aeronave caiu em um carro, destruindo-o.
Autoridades ucranianas disseram que não estava imediatamente claro o que causou a queda do helicóptero. Não houve comentários imediatos da Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro passado, e as autoridades ucranianas não fizeram referência a nenhum ataque russo na área na ocasião.
“Infelizmente, o céu não perdoa erros, como dizem os pilotos, mas é muito cedo para falar sobre as causas”, disse o porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ihnat, acrescentando que pode levar pelo menos várias semanas para investigar o desastre.
Separadamente, a Ucrânia relatou intensos combates durante a noite no leste do país, onde ambos os lados têm sofrido enormes perdas em troca de pouco ganho territorial na intensa guerra de trincheiras nos últimos dois meses.
Fonte: Agência Brasil