Nesta semana, um vídeo de crueldade contra um cavalo revoltou as redes sociais. Nas imagens, o animal tem o rabo queimado por moradores de uma comunidade rural do município de Monte Alegre, no oeste do Pará.
Autoridades do estado investigam a autoria do crime através das imagens divulgadas.
Na manhã desta quinta-feira (02/03), uma equipe da Polícia Militar foi até a Comunidade de Baixão, na zona do Maripá da Terra Preta, onde o crime teria acontecido, para fazer os primeiros levantamentos sobre o caso.
Com a repercussão do ato cruel, a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) emitiram notas à imprensa.
“A SEMMA esclarece a sociedade, que o ato praticado configura-se como Crime e Infração Ambiental, conforme previsto no Art. 32 da Lei Federal nº9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) que prevê pena de detenção de 03 (três) meses a 01 (um) ano, além disso, o Art.29 do Decreto Federal Nº 6.514/2008, prevê multa que varia de 500 R$ (quinhentos) a 3000 R$ (três mil) reais por indivíduo. A SEMMA está investigando e coletando informações sobre os autores do crime”, esclareceu a Semma.
“Tão logo que a Polícia Militar tomou conhecimento através das redes sociais, foram deslocadas duas guarnições até a área do Baixão no Maripá. As informações colhidas no local são de que o fato ocorreu há mais de quatro dias, porém, somente no dia de hoje, ocorreu a divulgação nas redes sociais. No entanto, não foi possível localizar os acusados que adentraram para área de várzea de difícil acesso, impossibilitado a localização momentânea. A Polícia Militar mantém diligências e assim que forem localizados serão conduzidos para prestarem esclarecimentos dos fatos na Delegacia de Polícia Civil’, disse a Polícia Militar do estado.
Veja o vídeo: