Fontes da Sede do Governo garantiram hoje ao Barelândia que o governador Wilson Lima (União Brasil) deve promover, ainda em março, mudanças que vão dar um novo ânimo ao primeiro escalão do Governo do Estado. Entre elas e que concentra as maiores apostas é a posse do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) na Secretaria de Segurança Pública (SSP), substituindo o general Carlos Alberto Mansur, que, na avaliação do mandatário, não conseguiu dar as respostas que a população espera para o setor, hoje muito conflagrado em função principalmente da atuação das facções criminosas.
A mudança na SSP tem um outro objetivo: devolver à Câmara Federal o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, primeiro suplente de Neto. Ele tinha uma proximidade muito grande com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na época em que foi ministro dos Transportes e, mesmo apoiando Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, manteve alguns laços importantes com o petismo, que podem ser úteis no momento em que o Governo do Estado vai precisar de articuladores para contrapor a força de adversários em Brasília.
Neto perdeu o protagonismo em Brasília depois da derrota de Bolsonaro, com quem era muito identificado. Ele não tem hoje praticamente nenhum trânsito na capital da República, mas é visto como alguém que pode dar nova cara à Segurança do Estado, que é um dos setores mais questionados pela população, até porque, como policial, caracterizou-se pela atuação forte nas ruas.
A posse do ex-militar na SSP cria também um outro fato político, já que, se ele conseguir destaque, tornar-se-á um concorrente natural à Prefeitura de Manaus na eleição de 2024. Nos bastidores do Governo, a aposta é de que o governador não será cabo eleitoral de ninguém no pleito, incentivando várias candidaturas, como forma de evitar o crescimento de novas lideranças, como o próprio prefeito David Almeida (Avante), de quem ele diz continuar aliado, mas de quem também vem se distanciando um pouco mais a cada dia.
O blog apurou que Neto já sondou militares e delegados para formar sua equipe.