29 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioPolíticaDeputado sugere ao Governo implementação de esporte feminino de defesa pessoal

Compartilhar

Deputado sugere ao Governo implementação de esporte feminino de defesa pessoal

No Mês das Mulheres, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) encaminhou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o requerimento nº 591/2023, que indica ao Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR) a implementação do Curso de Defesa Pessoal voltado para mulheres no Projeto Formando Campeões, desempenhado na Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro-Oeste.

O parlamentar ressalta que a indicação é uma forma de reduzir assédios e abusos na rua, no transporte público ou em outros lugares.

“Os benefícios da Defesa Pessoal Feminina são numerosos, mas pode-se destacar o aumento da segurança e melhora da autoestima como os mais facilmente observados. Também trabalham a parte de concentração, disciplina, agilidade, coordenação motora, alongamento, autoconfiança e equilíbrio, por isso estamos indicando esse requerimento ao governador Wilson Lima e ao diretor-presidente da FAAR, Jorge Oliveira”, disse o parlamentar.

Leis
Ao longo dos trabalhos no Poder Legislativo, o deputado João Luiz foi o autor da Lei n° 4926/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Essa norma virou referência nacional e também virou uma lei no Estado de São Paulo.

O republicano criou a Lei n° 5032/2019, que veda, no Estado do Amazonas, a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas com base na Lei Maria da Penha. Além da Lei n° 5.608/2021, que prioriza a inclusão da mulher vítima de violência doméstica nos programas de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Governo do Estado do Amazonas e a Lei n° 5080/2020, que cria a semana estadual de conscientização, prevenção e proteção dos direitos das pessoas vítimas de escalpelamento.

Projetos de Lei
João Luiz também é o autor do Projeto de Lei (PL) Nº 419/2022, que dispõe sobre a implantação do site Maria da Penha Online, que será um canal virtual onde as mulheres poderão fazer as denúncias de agressões físicas, assédio e dentre outros crimes. O objetivo é dar mais uma ferramenta para as mulheres buscarem seus direitos.

O PL Nº 425/2022, de autoria do deputado João Luiz dispõe sobre a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas  (a retirada total ou parcial da mama). Segundo o parlamentar, neste caso o objetivo é minimizar sequelas, que essa doença pode causar, sejam elas estéticas ou físicas.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...