O Vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, usou sua página no Telegram para ameaçar o Tribunal de Haia com um míssil. Na última terça-feira (17) o tribunal expediu um mandado de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin por supostos crimes de guerra cometidos na invasão à Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou não reconhecer ou fazer parte da jurisdição do Tribunal de Haia, tornando o mandado inválido.
“Infelizmente, senhores, todos caminham sob Deus e mísseis, É bem possível imaginar o uso direcionado de um Onyx hipersônico (míssil) de um navio russo no Mar do Norte contra o tribunal de Haia”, escreveu Medvedev, que aproveitou a oportunidade para afirmar que o Tribunal de Haia não tem eficiência, afirmando que desde o seu inicio, em 2002, condenou apenas quatro pessoas.
A porta-voz do governo russo também se posicionou sobre a condenação do tribunal via Telegram. “As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu.
Fonte: Metrópolis