Fabricantes de veículos no Brasil estão dando férias coletivas para as linhas de produção e dando férias aos funcionários. Na segunda-feira (20) a General Motors (GM) Hyundai e Stellantis (donas da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) foram as primeiras a adotar a medida. Nesta terça-feira (21), a Mercedes-Benz também anunciou as férias coletivas para seus funcionários.
A crise no setor está ligada a falta de componentes e a queda nas vendas nos últimos meses, devido à desaceleração da atividade econômica no Brasil. A Hyundai, que fabrica os modelos HB20 e Creta, concedeu férias coletivas de três meses para os trabalhadores da unidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Já a Stellantis vai dispensar por 20 dias os funcionários do segundo turno de trabalho na fábrica da Jeep em Goiana (PE), a partir desta quarta-feira (22). Na próxima semana, os colaboradores do primeiro e terceiro turno terão 10 dias de férias.
As montadoras informaram, as medidas se devem à redução da demanda no mercado, o que forçou as fábricas a diminuírem suas produções.