Antônio Andrade, presidente do Boi-Bumbá Garantido, ameaçou que o Garantido não vai participar do Festival de Parintins em 2023 caso o Governo do Estado não auxilie a agremiação a resolver seus problemas financeiros nesta temporada. A ameaça veio através de comunicado à organização do Festival Folclórico de Parintins.
Em um ofício endereçado ao secretário de Estado da Cultura, Antônio Andrade afirmou que o Bumbá passa por uma situação de escassez de recursos financeiros, o que levou o Garantido a priorizar o pagamento dos recursos humanos envolvidos na construção do Boi 2023. Os problemas financeiros enfrentados pelo boi o impede de participar das três noites do Festival.
Antônio Andrade ressaltou que essa decisão foi tomada visando evitar um colapso iminente, calamidade e até mesmo mortes. O presidente do Garantido alertou para as graves consequências que uma situação de calamidade traria, incluindo ameaças de morte e um cenário de caos social, não apenas para o Boi Garantido, mas também para a cidade de Parintins como um todo.
Fonte: Portal do Holanda