O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma sessão deliberativa para esta segunda-feira, 3, dando início a uma semana de esforços concentrados no Legislativo. Durante os próximos dias, os parlamentares da Casa estarão focados na aprovação de pautas econômicas, com destaque para a reforma tributária, considerada uma das prioridades do governo Lula. Lira enfatizou a importância de uma nova legislação tributária e destacou a rapidez na votação dessas matérias, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.
Durante essa semana de esforços concentrados, não estão previstas reuniões de comissões, CPIs ou sessões solenes. As bancadas e frentes parlamentares dedicarão seu tempo ao debate das três pautas prioritárias, com o objetivo de aprovar as matérias até o final do período. Nesta segunda-feira, gestores municipais se reunirão em um encontro da Frente Nacional dos Prefeitos para discutir pontos da reforma tributária, como as alterações nos impostos. Também está prevista uma reunião com a presença de deputados, na qual alguns governadores, incluindo Tarcísio de Freitas (Republicanos), buscarão articular mudanças no texto da reforma.
Entre os pontos defendidos por Tarcísio está a modificação de um dispositivo que cria um comitê formado por Estados e municípios para gerir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), imposto único que substituirá o ICMS e o ISS. O governador de São Paulo teme que essa medida resulte na perda de autonomia do Estado e busca o apoio dos parlamentares para barrar essa proposta.
Fonte: Jovem Pan