O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys, acusando-o de proferir declarações homofóbicas. A denúncia foi apresentada após um confronto de opiniões entre os políticos nas redes sociais. Utilizando o Twitter para comunicar a ação, o governador explicou que a representação foi feita devido às “falas preconceituosas e discriminatórias” de Wyllys, destacando que tanto a direita quanto a esquerda devem combater a homofobia, o preconceito e a discriminação.
A exemplo do que fiz quando fui atacado com declarações homofóbicas por Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro, decidi ingressar com representação contra Jean Wyllys pelas falas preconceituosas e discriminatórias contra mim. Entenda no vídeo a seguir. pic.twitter.com/3RpsfoeCPs
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 20, 2023
O embate entre os políticos se iniciou com uma crítica de Jean Wyllys à decisão de Eduardo Leite de manter o programa de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, apesar da posição contrária do governo federal. Em resposta, o ex-deputado escreveu que a atitude era esperada de governadores heterossexuais de direita e extrema-direita, mas que, surpreendentemente, até mesmo um governador gay também adotava tal medida. Wyllys também lançou comentários associando a homofobia internalizada a uma atração por autoritarismo e uniformes. O governador Leite respondeu, condenando a manifestação de Wyllys como “deprimente e cheia de preconceitos” e reforçando o desejo de construir uma sociedade mais respeitosa e tolerante.
Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância. pic.twitter.com/AuBpKRst8N
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 14, 2023
Eduardo Leite reiterou que a representação junto ao Ministério Público teve como objetivo apurar a conduta e as manifestações de Jean Wyllys, enfatizando que homofobia e discriminação não devem ser toleradas em qualquer contexto político ou ideológico. O episódio ressalta a importância do combate a discursos discriminatórios e a busca por um ambiente político mais inclusivo e respeitoso.
Fonte: Jovem Pan