Enchentes e deslizamentos de terra têm assolado a cidade de Pequim nos últimos dias, resultando em duas fatalidades nesta segunda-feira (31). Os corpos das vítimas foram encontrados em um rio no bairro de Mentougou, região oeste da capital chinesa, que se encontra em alerta máximo devido às chuvas intensas. As autoridades estão em estado de atenção diante do risco de inundações e destacam a elevada possibilidade de desabamentos e deslizamentos em diversas áreas periféricas da cidade.
O ciclone Doksuri, que passou pelas Filipinas e causou a morte de seis pessoas, chegou ao norte da China, trazendo consigo chuvas torrenciais. Segundo informações do serviço meteorológico da capital, aproximadamente 170,9 milímetros de chuva caíram na cidade em um período de 40 horas, entre a noite de sábado e o meio-dia de segunda-feira, quase igualando a média de precipitação para todo o mês de julho. As chuvas intensas têm causado transtornos e danos em várias áreas da cidade, com galhos de árvores e carros esmagados nas margens do rio Yongding em Mentougou.
Em meio à preocupação com a segurança da população, as autoridades chinesas adotaram medidas preventivas, aconselhando milhões de pessoas a permanecerem em suas residências nesta segunda-feira. Centenas de conexões de ônibus foram canceladas, e o rio Dashihe, próximo a Pequim, foi colocado em alerta máximo de inundação.