30.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoAtaque terrorista deixa 40 mortos no Paquistão

Compartilhar

Ataque terrorista deixa 40 mortos no Paquistão

Um ataque suicida durante uma convenção política do partido religioso Jamiat Ulema-i-Islam (JUI-F) na região de Bajour, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão, resultou em pelo menos 40 mortos e mais de 130 feridos neste domingo, 30. A tragédia provocou uma sobrecarga nos hospitais da região devido à grande quantidade de vítimas. Até o momento, nenhum grupo insurgente reivindicou a autoria do atentado.

O Paquistão tem enfrentado um aumento na violência armada desde a ascensão dos talibãs afegãos ao poder em Cabul, em agosto de 2021, o que reacendeu os ataques dos grupos extremistas locais. Embora o ataque em Bajour ainda não tenha sido reivindicado, o principal grupo paquistanês, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), já havia anunciado o fim do cessar-fogo estabelecido com Islamabad em dezembro do ano passado, acusando o governo de descumprir os compromissos nas negociações de paz.

Um relatório do Instituto de Segurança e Estudos de Conflitos do Paquistão divulgado no início de julho revelou que o país testemunhou 271 ataques de militantes no primeiro semestre deste ano, resultando em 389 mortos e 656 feridos. Esses números representam um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 151 ataques com 293 mortes e 487 feridos. O cenário de instabilidade e violência exige a atenção das autoridades para conter a escalada de violência no país.

Fonte: Jovem Pan

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...