A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou na última segunda-feira, 31, que perdeu o contato com a sonda espacial Voyager 2 devido a um erro de comando. Segundo a agência, controladores de voo enviaram acidentalmente um comando incorreto que inclinou a antena da sonda para longe da Terra, interrompendo as comunicações. Mesmo com a dificuldade de localizar a Voyager 2, que se encontra a mais de 19 bilhões de quilômetros de distância, a Nasa mantém a esperança de restabelecer o contato por meio de sua antena parabólica em Canberra.
A Voyager 2 está em operação desde 1977 e é uma das missões mais longevas e bem-sucedidas da Nasa. No entanto, há mais de uma semana, a sonda ficou sem contato com as antenas da rede Deep Space Network (DSN) devido ao erro de inclinação da antena. Os dados enviados pelos controladores de solo e os sinais enviados pela sonda não estão sendo recebidos por nenhum dos lados.
Apesar dos desafios para encontrar a Voyager 2, a Nasa está confiante de que a sonda possa resolver o problema por conta própria. A sonda é programada para redefinir sua orientação várias vezes por ano, garantindo a comunicação da antena com a base de operações da agência. O próximo ajuste automático está previsto para o dia 15 de outubro, e os pesquisadores esperam que a sonda reestabeleça o contato com a Terra após esse processo.
Fonte: Jovem Pan