A primeira super-lua do mês de agosto ocorreu nesta terça-feira, dia 1º, e foi registrada por vários brasileiros. A segunda está prevista para o dia 30. A superlua acontece quando o satélite natural da Terra, em seu movimento elíptico, se aproxima do nosso planeta durante o perigeu, momento em que a distância média entre a lua e a Terra é menor. Nesta terça-feira, por exemplo, a lua esteve a aproximadamente 357.530 quilômetros de distância de nós, e em 30 de agosto a distância será ainda menor, cerca de 357.344 quilômetros.
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que os observadores poderão notar a lua mais brilhante e maior em comparação com outras fases lunares. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, desde que o tempo esteja favorável. Durante o perigeu, a lua pode surgir 7% maior devido à proximidade com a Terra e 15% mais brilhante, uma vez que reflete mais a luz solar para o nosso planeta.
Essas superluas são um espetáculo celeste para os entusiastas da astronomia, permitindo observar a lua em todo seu esplendor e beleza.