Após uma intensa operação conjunta da Polícia Civil dos Estados do Amazonas (PC-AM) e do Pará (PC-PA), Gil Romero Machado Batista, 41 anos, suspeito do assassinato de Débora da Silva Alves, 18 anos, grávida de oito meses, foi detido na noite desta terça-feira (8) no Distrito de Apolinário, uma comunidade rural situada na região de Curuá, no Baixo e Médio Amazonas, oeste do Pará. De acordo com informações da PC-PA, o suspeito não ofereceu resistência durante a prisão.
O Núcleo de Apoio a Investigações (NAI) do Baixo Amazonas desempenhou um papel crucial na operação, uma vez que as autoridades já tinham conhecimento da possibilidade de o suspeito estar na região do Pará. A prisão ocorreu por volta das 22 horas.
Após a detenção, Gil Romero foi conduzido ao município de Óbidos, onde passará por um exame de corpo de delito no Hospital Jose Benito Priante. Segundo o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia de Homicídios e Sequestro (DEHS), há trâmites burocráticos em andamento entre as Polícias Civis e o Poder Judiciário para efetuar o traslado do indivíduo de volta a Manaus.
A família da vítima aguarda por respostas sobre as circunstâncias da morte de Débora da Silva, uma vez que legistas do Instituto Médico Legal (IML) confirmaram a remoção do bebê do ventre da jovem. Familiares mantêm a esperança de que o bebê possa estar vivo.