26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioMundoSonda espacial indiana pousa com sucesso no polo sul da lua

Compartilhar

Sonda espacial indiana pousa com sucesso no polo sul da lua

A sonda Chandrayaan-3, da Índia, alcançou com sucesso o solo lunar às 9h34 (horário de Brasília) desta quarta-feira (23), marcando um marco notável para o país. Com este feito, a Índia se torna a quarta nação a realizar um pouso na Lua, seguindo os Estados Unidos, a Rússia (quando parte da União Soviética) e a China.

O evento de aterrissagem carregava grande expectativa devido ao fato de a missão anterior, a Chandrayaan-2, ter falhado em sua tentativa de pouso. A nova missão compartilhava o mesmo objetivo de pousar no polo sul lunar, porém, obstáculos como a iluminação limitada da região comprometeram a operação anterior.

Os cientistas da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) afirmam ter abordado as falhas que levaram à destruição da sonda anterior. Aprimoramentos incluíram a transmissão em tempo real das imagens do pouso, ao contrário da versão anterior, que enviava fotos estáticas. Além disso, reforços nas pernas do módulo de pouso Vikram garantiram um impacto mais suave. Com este sucesso, a Índia também se tornou a primeira a pousar no polo sul lunar.

A missão Chandrayaan-3 transportava o módulo de pouso Vikram e um pequeno rover chamado Pragyan. A ISRO informou que o objetivo da dupla é explorar a superfície lunar por um dia lunar, aproximadamente 14 dias terrestres, até que as baterias se esgotem com o início da longa noite lunar. O módulo de pouso Vikram tem uma massa total de cerca de 1,75 toneladas, incluindo os 26 kg do rover Pragyan.

Fonte: Olhar Digital

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...