O tufão Saola está causando cancelamentos de voos, fechamento de escolas e empresas em Hong Kong e em partes do sul da China, enquanto passa próximo à costa, trazendo ventos fortes e chuvas intensas. Anteriormente classificado como um supertufão, Saola foi rebaixado para tufão, mas ainda mantém ventos equivalentes a um furacão de categoria 4, com velocidades de até 220 quilômetros por hora. A tempestade já atingiu o nordeste das Filipinas.
A população se preparou para o tufão com a compra de alimentos e suprimentos essenciais, enquanto as autoridades emitiam alertas. Os ventos fortes começaram a aumentar na tarde de sexta-feira, com previsão de que a tempestade se aproxime ainda mais de Hong Kong e da província de Guangdong, no sul da China, durante a noite de sexta-feira e a manhã de sábado.
Apesar de ter sido emitido um alerta de tempestade T10, o nível mais alto de sinalização desse tipo em Hong Kong, o Joint Typhoon Warning Center acredita que o centro da tempestade deve permanecer sobre o mar e enfraquecer até se tornar equivalente a um furacão de categoria 2. Embora tenham sido relatados cancelamentos de voos e fechamentos de empresas e escolas, Hong Kong tem uma boa história de lidar com ciclones tropicais e tufões nas últimas décadas, geralmente resultando em poucas vítimas.
Fonte: CNN Brasil