A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o erro cometido pelos árbitros ao não assinalarem um pênalti a favor do Grêmio no jogo contra o Corinthians, que terminou em empate por 4 a 4. O lance polêmico ocorreu nos acréscimos da partida adiada da 15ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena.
Em um vídeo divulgado pelo site da CBF, Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou o lance e destacou que houve infração no lance. Segundo ele, o jogador do Corinthians, identificado como o atleta número 9, bloqueou o cruzamento com o braço em posição antinatural, o que caracteriza a infração de pênalti. A recomendação do VAR deveria ter sido revisar a decisão de campo.
Nos áudios divulgados, é possível perceber que, após análise de diferentes ângulos do lance, o árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira (MG) interpretou que o jogador do Corinthians não estava tentando bloquear a bola com o braço, mas sim disputando-a, e que seu movimento foi de recolhimento do braço. A decisão gerou controvérsia, com protestos por parte da equipe do Grêmio, inclusive do técnico Renato Gaúcho, que afirmou que Luan, ex-jogador do Corinthians, bateria o pênalti se fosse assinalado.
Fonte: GE