Uma creche localizada no bairro do Bronx, em Nova York, se tornou palco de uma tragédia que chocou a opinião pública local. Uma criança de um ano perdeu a vida, e outras duas foram hospitalizadas devido a uma intoxicação por fentanil, uma substância anestésica altamente potente. As autoridades dos Estados Unidos revelaram que um saco contendo cerca de um quilo de fentanil foi encontrado nas instalações da creche “Divino Niño” na última terça-feira, 20.
O procurador Damian Williams caracterizou a situação como um envenenamento das crianças. O fentanil, um opioide para dor, é amplamente utilizado nos Estados Unidos e tem sido um dos principais responsáveis por mortes relacionadas a overdoses nos últimos anos. A diretora da creche, Grei Mendez, de 36 anos, foi presa junto com um suposto cúmplice. Se for confirmado o envolvimento de ambos, eles podem enfrentar pena de prisão perpétua. Mendez alegou desconhecer a origem dos medicamentos e informou que chamou o socorro por volta das 14h40 da última sexta-feira, 15, quando as três crianças, com idades entre 8 meses e 2 anos, precisaram de atendimento médico. No hospital, a criança de 1 ano foi declarada morta, enquanto as outras duas foram hospitalizadas após receberem doses de Narcan, um spray nasal utilizado para reverter overdoses de opioides.
Além da presença do fentanil, as autoridades encontraram na creche máquinas usadas para prensar e embalar narcóticos. Damian Williams revelou que um tijolo de fentanil, pesando aproximadamente 1 quilo, estava localizado sobre os tapetes de brincar das crianças, dentro de um armário na creche.
Fonte: Jovem Pan