No próximo domingo, a sonda OSIRIS-REx da NASA trará uma preciosa carga consigo quando entrar na atmosfera terrestre: uma amostra intocada do asteroide Bennu, que orbita próximo à Terra. Após sua jornada espacial, a aeronave pousará no deserto de Utah, nos Estados Unidos, trazendo consigo rochas e solo do corpo celeste.
Bennu é um asteroide com formato de pião e cerca de 500 metros de largura, composto por rochas unidas pela gravidade. A NASA transmitirá ao vivo o momento da entrega da amostra a partir das 10h (horário local) de domingo. Espera-se que a cápsula entre na atmosfera terrestre às 15h42 (horário de Portugal), viajando a uma velocidade impressionante de cerca de 44.498 quilômetros por hora, pousando em Utah cerca de 13 minutos depois.
A missão da OSIRIS-REx, que significa “Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer,” começou há sete anos quando foi lançada do Cabo Canaveral em 2016. Desde então, a sonda viajou para Bennu, onde coletou a amostra que agora está retornando à Terra. Além de contribuir para a compreensão das origens do sistema solar, essa amostra pode fornecer informações cruciais sobre Bennu, um asteroide com potencial de colidir com a Terra no futuro.
Fonte: CNN Brasil