O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, negou nesta terça-feira (10) qualquer envolvimento de seu país no ataque realizado pelo Hamas a Israel. Ele refutou as alegações de que o Irã estaria por trás da ofensiva e elogiou a ação que resultou em mais de 900 mortes.
Khamenei afirmou que aqueles que sugerem que os palestinos não estão agindo por conta própria não compreendem a situação do povo palestino e estão fazendo avaliações equivocadas. A incursão do Hamas em Israel no último sábado, devido à sua escala e sofisticação, levantou dúvidas sobre a capacidade do grupo militante de conduzir a operação de forma independente.
O vice-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jon Finer, declarou que, por enquanto, não existem “informações diretas” que vinculem o Irã aos ataques, mas os EUA acreditam que o país persa seja “amplamente cúmplice” das ações do Hamas em Israel. A declaração de Khamenei reflete o contexto geopolítico tenso em meio ao conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Fonte: CNN Brasil