As Forças de Defesa de Israel (FDI) alegam ter encontrado armas, alojamentos de reféns e um túnel próximo ao suposto local de residência de um comandante do Hamas no porão do hospital Rantisi, em meio aos combates no principal hospital de Gaza, Al Shifa. Segundo as FDI, o porão do hospital era utilizado para armazenar armas, incluindo uma motocicleta que teria sido usada para transportar reféns, e os alojamentos eram destinados à detenção de reféns.
Em um vídeo divulgado pelo exército israelense, um militar aponta que as cortinas no local não têm razão de ser, a menos que fossem utilizadas para filmar reféns. Além disso, um túnel com uma porta à prova de balas foi encontrado nas proximidades do local.
O exército israelense afirma que o hospital Al Shifa está no topo de uma sede do Hamas, acusando o grupo de usar pacientes como escudos humanos, enquanto o Hamas nega essas alegações. Não foi possível confirmar a localização ou a data exata do vídeo divulgado pelas FDI. Essa divulgação ocorre em meio a relatos do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, indicando a perda de 32 pacientes, incluindo bebês, em três dias devido às condições durante os combates.
Fonte: CNN Brasil