Nesta segunda-feira (18), um vulcão no sudoeste da Islândia entrou em erupção, após semanas de intensa atividade sísmica, de acordo com informações do Gabinete Meteorológico do país. Temendo uma erupção mais significativa na península de Reykjanes, as autoridades evacuaram os quase 4 mil habitantes da cidade de Grindavik e fecharam o spa geotérmico vizinho, Lagoa Azul.
O Gabinete Meteorológico informou sobre o início da erupção ao norte de Grindavik, próximo a Hagafell, alertando para a atividade vulcânica em curso. Segundo informações da emissora de televisão local RUV, a lava é expelida de fissuras no solo, com a rachadura na superfície da Terra alcançando cerca de 3,5 km de comprimento e crescendo rapidamente.
Cerca de 100 a 200m³ de lava surgiram por segundo, uma quantidade consideravelmente maior do que em erupções anteriores na área, de acordo com a sismóloga islandesa Kristin Jonsdottir. A polícia local elevou o nível de alerta, enquanto a defesa civil instruiu o público a evitar a área, enquanto as equipes de emergência avaliam a situação. O Aeroporto Internacional de Keflavik, nas proximidades de Reykjavik, permaneceu aberto, embora com alguns atrasos registrados tanto para chegadas quanto para partidas.
Fonte: CNN Brasil