Várias pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em ataque terrorista no Irã. A informação é do ministro do Interior do país, divulgada nesta sexta-feira (05). O ataque ocorrido no inicio desta semana já foi reivindicados pelo Estado Islâmico. A explosão de dois homens-bombas na multidão resultou em 84 mortes. Imagens da TV estatal mostraram cenas de luto e clamores por vingança durante os funerais em Kerman, local dos ataques mais sangrentos no país desde 1979.
Os ataques aconteceram durante um memorial para o comandante Qassem Soleimani, assassinado em 2020 por um drone dos EUA no Iraque. Ahmad Vahidi, ministro do Interior, anunciou que vários suspeitos foram presos, sem fornecer detalhes adicionais. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques, afirmando que dois de seus membros detonaram cinturões explosivos durante o evento em Kerman.
As tensões regionais têm aumentado, coincidindo com a guerra entre Israel e o Hamas em Gaza, que se estende por quase três meses. O presidente Ebrahim Raisi declarou em um discurso televisionado que as forças iranianas decidirão o momento e o local para agir em resposta aos ataques. O comandante da Guarda Revolucionária, Major-General Hossein Salami, assegurou que perseguirão os responsáveis, reafirmando a força do Irã diante de seus inimigos.
Fonte: CNN Brasil