Nesta segunda-feira (26/02), o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, expressou sua gratidão pelo apoio dos brasileiros a Israel durante o evento realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25/02), na Avenida Paulista, em São Paulo. Vários apoiadores do ex-presidente levaram bandeiras de Israel para a manifestação, e Bolsonaro também começou sua participação exibindo um exemplar.
“Muito obrigado ao povo brasileiro por apoiar Israel. Nem Lula conseguirá nos separar”, disse em seu perfil no X (antigo Twitter). A mensagem é acompanhada de uma foto da manifestação que mostra as bandeiras dos 2 países hasteadas em meio a multidão.
A declaração do chanceler é mais uma da sua série de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde que o petista comparou a ação do Exército de Israel no conflito com o Hamas na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).
Depois disso, Katz passou a exigir um pedido formal de desculpas do brasileiro, que se tornou “persona non grata” (ou seja, que não é bem-vinda) em Israel.
Em evento da Petrobras na última sexta-feira (23/02), Lula voltou a afirmar que o governo israelense está cometendo um “genocídio” em Gaza. “Se isso não é genocídio, eu não sei o que é”, declarou.