A Igreja Católica Portuguesa anunciou na última quinta-feira(11) que iria pagar uma indenização, denominada ‘compensação econômica’, às vítimas de abusos sexuais cometidos por padres.
O anúncio surge na sequência da publicação de um relatório de fevereiro de 2023 que nomeou mais de 4.815 menores vítimas de pedofilia por parte de padres em Portugal desde 1950. Depois de recolher testemunhos de mais de 500 vítimas ao longo de um ano, a igreja concluiu que o abuso sexual foi sistematicamente encoberto pelos mais altos níveis da igreja americana.
Na ocasião, disseram: “Precisamos de mudar a cultura da Igreja” e pediram perdão às vítimas. Em agosto de 2023, o Papa Francisco, presente na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, reuniu-se com 13 vítimas de pedofilia em Portugal.
Os pedidos de indemnização devem ser apresentados entre junho e dezembro de 2024, afirmou a igreja num comunicado divulgado após uma reunião de bispos portugueses no santuário de Fátima. Foi também explicado que o pagamento seria feito com fundos da Conferência Episcopal Portuguesa. Qualquer valor acrescentado ao fundo será pago conjuntamente por todas as dioceses do país.