25.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioMundoÍndia registra 85 mortes após onda de calor

Compartilhar

Índia registra 85 mortes após onda de calor

A nova onda de calor na Índia matou pelo menos 85 pessoas em apenas um dia, de acordo com as autoridades locais. Nova Délhi, a capital da Índia, bateu um novo recorde de temperatura de 49,9 graus Celsius, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia.

O governo reduziu o abastecimento de água em algumas áreas depois de alertar para o perigo de falta de água. Atishi Marlena, a ministra da água, pediu à população que tome a “responsabilidade coletiva” de evitar o desperdício de água.

A Índia teve temperaturas históricamente altas em 2024, apesar disso. Estudos científicos mostram que a mudança climática causa ondas de calor mais frequentes, mais longas e mais intensas em todo o mundo.

No sábado (1º), último dia das eleições indianas, ao menos 33 funcionários eleitorais morreram no estado de Uttar Pradesh devido ao calor.

“Uma indenização financeira de 1,5 milhão de rupias (94,3 mil reais) será paga às famílias dos falecidos”, disse Navdeep Rinwa, diretor-geral de eleições do estado de Uttar Pradesh, a repórteres no domingo. 

As intensas ondas de calor que a Índia enfrenta, com temperaturas superiores a 45ºC, provocaram dezenas de mortes. O Serviço Meteorológico Indiano (IMD) apontou que as temperaturas na cidade de Jhansi, em Uttar Pradesh, atingiram 46,9 graus. Na cidade de Ballia, no mesmo estado, um homem que fazia fila para votar perdeu a consciência e morreu, disse um funcionário eleitoral.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...