Esta terça-feira (4/6), as famílias no Rio Grande do Sul (RS) afetadas pelas enchentes receberão o segundo lote de vouchers de R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução. Aproximadamente quatro mil famílias receberão o recurso.
O benefício é destinado a famílias que foram desalojadas ou desabrigadas em cidades que foram declaradas em estado de calamidade ou de emergência. Ao todo, 369 municípios foram contemplados.
O primeiro lote, que foi entregue na última quinta-feira (30/5), já beneficiou cerca de 38 mil famílias, segundo o Ministério Integração e Desenvolvimento Regional.
No mesmo dia, o governo federal liberou mais 47 mil famílias de 47 municípios para confirmarem os dados enviados pelas prefeituras. O grupo, agora, terá que validar as informações para que o pagamento seja liberado.
Para isso, o beneficiário precisa acessar a página do Auxílio Reconstrução e clicar na aba “Sou cidadão”. O responsável pela família deve logar com a conta do gov.br. Caso haja algum erro no cadastro, é necessário informar a prefeitura para que os dados sejam corrigidos.Play Video
O auxílio é destinado às famílias que perderam bens durante as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há cerca de um mês. O montante é pago em parcela única.
Para quem já tem conta na Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos, o crédito é automático. Já para os beneficiários não vinculados à instituição, o banco abrirá uma conta, e o recurso poderá ser movimentado por meio do Caixa Tem.