O 57° Festival Folclórico de Parintins está a menos de 20 dias de começar, e nesta segunda-feira, 10/6, os “Kaçauerés” transportaram os módulos alegóricos do tema “Segredos do Coração”, do Boi – Bumbá Garantido, para a concentração na Praça dos Bois, ao lado do Bumbódromo .
O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho deste ano. Assim, os dois bumbás estão a todo vapor se preparando para o maior evento a céu aberto do mundo. O evento tradicional de cada ano é a transferência das alegorias entre a arena e a Cidade Garantido.
Os trabalhadores conhecidos como “Kaçauerés” do Boi Garantido são responsáveis por deslocar os módulos para a concentração, bem como realizar toda a montagem das alegorias que compõem as apresentações, que duram até duas horas e meia cada uma das três noites.
Devido à distância de cerca de dois quilômetros até a Praça dos Bois, o trabalho é difícil e exige bastante esforço, apoio das autoridades e da comunidade e leva longas horas de trabalho. Essa é a primeira etapa da tradução, que terá duração de três dias adicionais, de 15 a 20 e 23.
Os bois receberam a palavra indígena para descrever a equipe que transporta as alegorias dos galpões para a área de dispersão da arena. No Garantido, eles são chamados de “Kaçauerés”, uma palavra que significa “formiga” em nheengatu. No Caprichoso, de “Paikisés”, uma palavra em munduruku, que significa formiga de fogo.