Joaquim Leite afirmou que governo usará “mais homens e mais recursos” para operação “Guardiões do Bioma” para reduzir crimes ambientais na Região Amazônica
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, ao lado do chanceler Carlos França e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fez um balanço dos acordos e da participação do Brasil na COP26 nesta segunda-feira (22). Ele também detalhou medidas de combate ao desmatamento que serão implementadas na Região Amazônica por meio da operação “Guardiões do Bioma”.
“Diante dos números inaceitáveis do desmatamento anunciados na semana passada, vamos atuar de forma contundente. Vamos ter mais recursos e mais homens. Com certeza seremos muito mais contundentes para eliminar o desmatamento ilegal na Amazônia”, disse Leite.
O ministro do Meio Ambiente anunciou que a operação “Guardiões do Bioma”, que já atua no combate a incêndios e ao desmatamento ilegal, será ampliada “com mais homens e mais recursos”. Durante a coletiva de imprensa, no entanto, não foi revelado os valores adicionais que serão empenhados nessa operação, que também tem participação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área de alertas de desmatamento em outubro foi a maior para o mês em cinco anos. De acordo com o sistema Deter, que é o levantamento de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia feito pelo Inpe, 877 km² de floresta tombaram na Amazônia – um aumento de 5% em relação a outubro de 2020. É o recorde de outubro na série histórica iniciada em 2016.
Ao comentar os números, anunciados durante o último dia da COP26, Leite afirmou que a operação “Guardiões do Bioma” atuará especialmente no combate ao desmatamento na Amazônia.
“Ibama, ICMBio, Força Nacional e Polícia Federal irão atuar de forma contundente para eliminar os crimes ambientais especialmente na Amazônia. Vamos ter mais recursos e mais homens. Com certeza seremos muito mais contundentes para atingir os nossos objetivos, que é eliminar o desmatamento na Amazônia. O Brasil fará o seu papel”, disse. Na COP26, o Brasil assinou o compromisso pelo fim do desmatamento até 2030.
Lançada em julho deste ano, a operação “Guardiões do Bioma” já atuou em mais de 15 mil incêndios florestais em 11 estados dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Desde o início da operação, segundo dados do governo federal, foram realizadas 2.792 ações preventivas por profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama e ICMbio.
Com informações da CNN Brasil