Mais de 10 milhões de dispositivos, de cerca de 70 países, inclusive o Brasil, estão infectados com o GriftHorse.
Na última quarta-feira (29), foi divulgada a descoberta de um novo vírus de Android, que já estava circulando há algum tempo. O vírus infecta a partir de aplicativos aparentemente seguros.
Depois de levantamentos, foram descobertos que alguns aplicativos de nomes populares, que já não estão mais disponíveis, a exemplo de Handy Translator Pro, Heart Rate and Pulse Tracker, GPS Location Tracker, iCare – Find Location, entre outros, que acumulavam milhões de downloads.
O cavalo de Troia GriftHorse descoberto por pesquisadores do Zimperium zLabs. Encontraram os mesmos no meio de aplicativos aparentemente seguros na Google Play Store. De acordo com o relatório divulgado pelo centro de pesquisas, os apps foram disponibilizados em novembro de 2020, e atualizados pela última vez em abril de 2021.
Em suma, o vírus infectava os dispositivos por meio de mais de 200 aplicativos maliciosos disponíveis tanto na Google Play Store, como nas lojas de apps não oficiais. Os criminosos responsáveis pelo golpe também espalharam os programas infectados por várias categorias das lojas, desde Saúde até Entretenimento, para poder englobar mais pessoas.