A brasileira Ana Carolina de Moura fez sua estreia nos jogos paralímpicos com o pé direito. Ela venceu a francesa Djelika Diallo no taekwondo até 65 kg nesta sexta-feira (30/8), ganhando sua primeira medalha de ouro brasileira nas Paralimpíadas de Paris 2024. O resultado foi de 13 a 7.
Ela atua na classe K44, a única que está presente nos jogos, para atletas com dismelia bilateral, amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. A maioria do tempo, a luta foi equilibrada. A brasileira fez 3 x 0, no início, mas empatou depois.
As duas aplicaram o mesmo golpe simultaneamente devido ao grande equilíbrio. Mesmo sob a pressão da torcida francesa, Ana Carolina persistiu e marcou dois goles perfeitos nos dois minutos finais para aumentar a vantagem. A francesa teve que ir para cima, mas a brasileira segurou a pressão e ganhou.
O antebraço direito de Ana Carolina tem uma malformação congênita. Ela começou a praticar esportes como uma forma de se defender, após ser atacada e perder um colar valioso que pertencia à família, em vez de seu dinheiro. Sua tia deu um para cada sobrinha quando elas nasceram.