Na noite de domingo (1), milhares de pessoas se reuniram no Upper West Side do Central Park, em Nova York, para prestar homenagem a seis reféns israelenses mortos em Gaza e pedir o retorno de outros reféns ainda mantidos em cativeiro.
O evento teve discursos de parentes de reféns, como o israelense-americano Hersh Goldberg-Polin, que apelou ao presidente dos Estados Unidos Joe Biden e ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para garantir um cessar-fogo com o Hamas e a libertação dos reféns restantes.
Os participantes levantaram fotos dos reféns e faixas com mensagens como “Traga nossos filhos para casa”. A multidão cantou o hino nacional de Israel e pediu que os cativos voltassem seguros.
O acontecimento de domingo ocorreu poucos dias depois de os corpos dos seis reféns terem sido encontrados em Gaza, uma descoberta que intensificou o clamor público tanto em Israel como no estrangeiro, especialmente no contexto das operações militares em curso em Gaza e das difíceis negociações para a libertação dos reféns.