32.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
Publicidade
InicioSaúdeCientistas descobrem anticorpo contra todas variantes da Covid-19

Compartilhar

Cientistas descobrem anticorpo contra todas variantes da Covid-19

Cientistas descobriram um anticorpo capaz de neutralizar todas as variantes do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Chamado SC27, o anticorpo foi descoberto e isolado de um único paciente por pesquisadores de diferentes instituições liderados pela Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. A novidade foi publicada na revista científica Cell Reports Medicine em agosto.

A equipe isolou o anticorpo em um novo estudo sobre a imunidade híbrida ao vírus da Covid-19, que é uma combinação de infecção e imunização. Para tratamentos futuros, os pesquisadores podem “fabricá-lo” em escala maior usando tecnologia que foi desenvolvida ao longo de anos de pesquisa sobre anticorpos.

“A descoberta do SC27 e de outros anticorpos semelhantes no futuro nos ajudará a proteger melhor a população contra as variantes atuais e futuras da Covid”, diz Jason Lavinder, professor assistente de pesquisa no Departamento de Engenharia Química McKetta da Escola de Engenharia Cockrell e um dos líderes da nova pesquisa, em comunicado à imprensa.

Desde que o vírus da Covid-19 foi descoberto, ele evoluiu rapidamente e, a cada nova variante, ele se torna resistente a vacinas desenvolvidas e tratamentos. Com isso, o objetivo da atual pesquisa é desenvolver uma vacina universal que possa gerar anticorpos e uma resposta imune com ampla proteção contra o vírus e suas mutações.

Os anticorpos se ligam à proteína spike do vírus, que permite que o vírus se fixe e infecte as células do corpo. Os anticorpos evitam essa interação e a infecção bloqueando a proteína spike. O anticorpo SC27 reconheceu várias características das proteínas spike em várias variedades de Covid-19. Os pesquisadores da Universidade de Texas, que foram os primeiros a decodificar a estrutura da proteína spike original, testaram a capacidade do SC27 de eliminar diferentes variantes do vírus.

Para isolar o anticorpo, eles utilizaram uma tecnologia chamada Ig-Seq, que oferece aos pesquisadores uma visão mais detalhada da resposta dos anticorpos à infecção e à vacinação, usando uma combinação de sequenciamento de DNA de célula única e proteômica.

Além da descoberta do anticorpo, a pesquisa revelou que a imunidade híbrida oferece maior proteção baseada em anticorpos contra exposição futura em comparação com infecção ou vacinação isoladamente.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...