Funcionários de uma empresa francesa de supermercados encontraram entre 40 kg e 50 kg de drogas escondidas sob as plataformas de madeira que transportavam bananas para quatro lojas da rede. A polícia francesa tenta resolver o mistério de como as drogas foram parar naquele local e, o mais importante, para quem eram destinadas.
Um porta voz da rede de supermercados afirmou ao jornal britânico The Guardian que a empresa colabora com as investigações. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com a polícia para garantir que a investigação ocorra sem problemas e que nossa equipe e clientes estejam seguros.” O supermercado teria se recusado a dar mais informações.
Segundo o promotor público de Dijon, na Borgonha, cerca de 10kg de cocaína foram encontrados na entrega de frutas para uma das lojas da rede de supermercados. Entre 10 kg e 12 kg foram encontrados em entregas semelhantes para outras três outras lojas. Os detetives trabalham com a hipótese de que a cocaína tenha origem colombiana.
Em março, um navio que transportava bananas do Equador para a Europa foi apreendido pela polícia búlgara por 170 quilos de cocaína. Um mês antes, os policiais britânicos encontraram 5,7 toneladas de cocaína em um carregamento semelhante. Esta foi a maior apreensão de drogas de classe A que o Reino Unido já viu.
Em maio, em um depósito de estoque em Colmar, no leste da França, foram encontradas caixas de banana contendo cerca de 250 quilos de cocaína. Além disso, a polícia descobriu um dispositivo de rastreamento GPS na remessa. Os detetives tinham a crença de que as drogas seriam enviadas à Alemanha, mas estavam errados e foram enviadas para a França.
Já em julho, cães farejadores encontraram 6 mil quilos de cocaína, no valor estimado de £ 173 milhões, escondidos em uma remessa de bananas tabém vindas do Equador, que tinha como destino a Alemanha.
Em agosto, agentes alfandegários na cidade de Thessaloniki, no norte da Grécia, descobriram encontraram 93 kg de cocaína em um navio do Equador, que também transportava bananas.