A Polícia Federal está a investigar uma tentativa de ataque cibernético aos sistemas de informação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foi realizada uma operação nesta quarta-feira (23) contra os culpados, que já foram identificados.
A Superintendência Regional do Distrito Federal é responsável pelas investigações. Um mandado de busca e apreensão foi executado na cidade de Porto Velho (RO), na residência de um dos suspeitos.
De acordo com a investigação, o ataque foi conduzido por um grupo de hackers que se aproveitou de uma falha nos sistemas da Anvisa para roubar arquivos. Embora o incidente tenha ocorrido, a Anvisa identificou a invasão rapidamente e reestabeleceu seus sistemas, sem evidências de apropriação de dados confidenciais.
Segundo a Polícia Federal, o ataque ocorreu no final de 2020. Durante o período, a Anvisa sofreu muitos ataques devido às vacinas contra a Covid-19. A hipótese é que os invasores tinham a intenção de acessar os sistemas para alterar as informações das vacinas.
Os suspeitos podem ser acusados dos crimes de invasão de equipamento eletrônico e de suspensão de serviço telemático de utilidade pública.
Fonte: CNN