A capivara ‘Filó’, residente de um ecossistema verde no Amazonas e protegida pelo influenciador Agenor Tupinambá, foi atingida por um remo enquanto pastava em um campo no município de Autazes, localizado a 113 quilômetros ao sudeste de Manaus.
Segundo o influenciador, o pai dele conseguiu intervir quando o animal foi atacado por um indivíduo que passava pelo local em uma canoa.
“Hoje, passaram uma canoa com uma mulher e um homem dentro. O cara viu, voltou na canoa, encostou na beira e foi até ela. Chegando lá, ele pegou o remo e deu uma cacetada na cabeça dela, só que meu pai viu e gritou. O cara parou e foi embora”, relatou o influencer.
Filó recebeu atenção de veterinários, que constataram que o golpe não provocou ferimentos graves. “Graças a Deus não aconteceu o pior”, completou Agenor.
O animal, que já esteve envolvido em um conflito legal, habita sem restrições a propriedade da família do influenciador Agenor. O influenciador foi penalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) com uma multa de R$ 17 mil e foi obrigado a entregar a capivara ao órgão. Finalmente, a Justiça Federal estabeleceu que Filó poderia retornar ao seu ambiente natural, a fazenda de Agenor, onde ainda está sob a supervisão e proteção da família.
Fonte: D24am