Uma organização criminosa que prejudicou aproximadamente 10 mil investidores em criptomoedas e no mercado cambial é o foco de uma ação da Polícia Federal no Rio de Janeiro e São Paulo nesta quinta-feira.
As investigações da Polícia Federal apontam que as vítimas sofreram um prejuízo de mais de 260 milhões de reais devido ao golpe. Um mandado de prisão preventiva e 10 ordens de busca e apreensão estão sendo realizadas no Rio de Janeiro, bem como nas cidades de Barueri, Guarulhos, Cajamar e Salto, em São Paulo.
A organização criminosa é suspeita de vários delitos contra o Sistema Financeiro Nacional, e a Polícia Federal ainda busca recuperar “bens e ativos obtidos através de ações ilícitas”, conforme declararam as autoridades em um comunicado à imprensa, sem revelar os nomes dos indivíduos visados pela operação.
Os trabalhos de investigação começaram após as vítimas apresentarem queixas de que os investigados se apropriaram dos fundos investidos em uma empresa de investimentos em criptomoedas e no mercado cambial.
As apurações apontam que o bando criou uma estrutura complexa para captar investidores e para se apropriar dos recursos das vítimas e enviá-los ao exterior, afirmou a PF, citando que os alvos da operação articularam uma “complexa estrutura empresarial por meio de corretoras de criptomoedas”.
Fonte: Redação Terra