Na quarta-feira passada (6), o governo canadense ordenou o fechamento da TikTok Technology Canada, Inc., uma subsidiária canadense do TikTok. A proibição só se aplica ao escritório da empresa e não impacta a utilização do aplicativo no território nacional.
“O governo não está bloqueando o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de mídia social é uma escolha pessoal”, disse o Ministro da Inovação, Ciência e Indústria canadense, François-Philippe Champagne.
De acordo com um comunicado do governo canadense, a decisão é fruto de um processo de revisão de segurança nacional de várias fases, fundamentado na Investment Canada Act (lei sobre investimentos estrangeiros no país), e está ligada aos perigos para a segurança nacional associados à ByteDance, empresa chinesa que detém o TikTok.
“Embora o Canadá continue a acolher o investimento estrangeiro direto, o governo agirá decisivamente quando os investimentos ameaçarem nossa segurança nacional”, concluiu o Ministro canadense em comunicado à imprensa.
Em resposta, o TikTok afirmou que irá contestar a decisão judicialmente e que a decisão irá “eliminar centenas de empregos locais bem remunerados” no país.
Resposta do TikTok, divulgada no dia 6 de novembro, na íntegra:
“Fechar os escritórios canadenses do TikTok e destruir centenas de empregos locais bem pagos não é do interesse de ninguém, e a ordem de fechamento de hoje fará exatamente isso. Nós contestaremos essa ordem no tribunal. A plataforma TikTok permanecerá disponível para que os criadores encontrem um público, explorem novos interesses e para que as empresas prosperem”.
Fonte: G1