26.3 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioBrasilReceita abre consulta a lote residual do IR 2024 nesta sexta-feira (22)

Compartilhar

Receita abre consulta a lote residual do IR 2024 nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22/11), a partir das 10h, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro de 2024.

O pagamento das 221.597 restituições ocorrerá na sexta-feira seguinte (29/11), totalizando R$ 558,822 milhões. Desse montante, R$ 306,889 milhões serão alocados para contribuintes que têm prioridade legal, o que equivale a:

  • 4.802 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 34.287 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 3.570 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
  • 8.898 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Adicionalmente, 88.246 restituições serão direcionadas a contribuintes que não têm prioridade jurídica, mas que obtiveram prioridade por terem usado a Declaração Pré-Preenchida ou escolhido receber a restituição através do Pix.

Além disso, 73.151 restituições foram contempladas, destinadas a contribuintes que não eram prioritários. Em última análise, foram incorporadas ao lote 8.643 restituições de contribuintes que foram priorizados devido ao estado de calamidade pública decretado no Rio Grande do Sul.

Para verificar a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, “Consultar a Restituição”.

Se houver algum erro na declaração, o declarante ainda tem a opção de retificar a declaração, corrigindo as informações que possam estar incorretas.

A Receita também disponibiliza o serviço de remarcação pelo banco do Brasil (BB) pelo período de até um ano após a primeira solicitação de crédito. Portanto, o contribuinte pode alterar as informações bancárias para uma conta de sua propriedade.

Neste cenário, o indivíduo tem a opção de remarcar o crédito dos valores de maneira fácil e ágil através do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB através dos números 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades); ou ainda 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Ao usar este serviço, o contribuinte precisa fornecer o montante da devolução e o número do comprovante de entrega da declaração. Em seguida, é necessário esperar por uma nova tentativa de crédito.

Se o contribuinte não fizer o resgate da sua restituição dentro de um ano, deve solicitá-la através do Portal e-CAC, acessível no site da Receita Federal. Basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Solicitar restituição não retirada na rede bancária”.

Fonte: Metrópoles

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...